terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Análise dos efeitos da corrente russa sobre a lipodistrofia abdominal em pacientes sedentárias

.
MELO, Nyrreyne Dias Pereira de¹;OLIVEIRA, Fabrícia Cristine Sampaio¹; LINHARES, Josilene Dourado¹; MENDONÇA, Rejane Cristina Fiorelli de².

1.Fisioterapeuta, e-mail: nyrreyne@gmail.com;  josylinhares@hotmail.com
2 Fisioterapeuta, Especialista,Docente.e-mail: rejanefiorelli@hotmail.com

INTRODUÇÃO
 De acordo com Lopes (2008), a Fisioterapia Dermato-Funcional é uma área que, avalia, previne e trata os distúrbios endócrino-metabólicos, dermatológicos e músculos-esqueléticos. Atualmente, esta área vem acabando com o empirismo dos tratamentos estéticos, atuando na comprovação científica dos métodos e técnicas utilizados para o tratamento de patologias como fibro edema gelóide, lipodistrofia localizada, flacidez tecidual, estrias, acne, rugas, envelhecimento cutâneo, queimaduras, pré e pós-operatórios de rinoplastia, mamoplastia, lipoaspiração e outras (LEITE, 2003).
A Lipodistrofia Abdominal é o desenvolvimento irregular do tecido conjuntivo adiposo subcutâneo ou gordura localizada. Pode ser genética, produzida por alterações posturais ou circulatórias, os adipócitos se apresentam aumentados, com uma quantidade de triglicerídeos maior que outras regiões. O uso da corrente Russa na região abdominal tem se constituído uma das aplicações mais realizadas na prática clínica Dermato-Funcional sendo capaz de atingir estruturas teciduais profundas onde as pessoas buscam por tratamentos que não requeiram esforço físico.  (BORGES, 2006). 

OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Analisar comparativamente os efeitos da Corrente Russa na lipodistrofia abdominal em mulheres sedentárias.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar os efeitos da corrente russa na redução de medidas abdominais;
Verificar o grau de força muscular da musculatura abdominal;
Mensurar as medidas de circunferência e dobras cutâneas da região abdominal antes e após a aplicação do tratamento;
Relacionar os resultados finais, com o antes e o depois do tratamento;

METODOLOGIA 
TIPO DE ESTUDO 
Ensaio clínico, comparando o efeito e o valor de uma intervenção terapêutica. Pesquisa experimental caracterizou-se por manipular diretamente as variáveis selecionadas com o objetivo de estudo
  LOCAL E PERÍODO DA PESQUISA
  Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Leão Sampaio situada na cidade de Juazeiro do Norte - CE, no período
de setembro a outubro de 2010, durante o período matutino. 
  POPULAÇÃO E AMOSTRA DO ESTUDO
Amostra constituída de 8 mulheres entre 17 a 30 anos, com presença de gordura localizada em abdômen, estas foram submetidas a uma analise inicial e final do tratamento com base no IMC, adipometria e cirtometria abdominal, teste de força muscular, observação do tônus muscular e análise visual observando os resultados. O protocolo seguido foi a aplicação da corrente russa nos músculos retos abdominais e oblíquos direito e esquerdo com F=80Hz, Ton=3seg, Toff=3 seg, Trise=3seg e Tdecay=3 seg por 20 minutos de estimulação no período de 10 sessões consecutivas.
ANÁLISE DE DADOS
Os dados foram tabulados no programa SPSS 16.0, a partir do qual foi desenvolvida a estatística descritiva e inferencial adequadas para as distintas situações de análises. Foi testada a normalidade dos dados a partir do teste de shapiro wilk, considerando o nível de significância de 0,05 para aceitação da normalidade. As distribuições dos valores que apresentaram normalidades foram tratados a partir da estatística paramétrica, quando não foi utilizado o equivalente não-paramétrico mais adequado as situações.
O teste de hipótese para situações pareadas foram aplicados para identificar mudanças estatisticamente significativas a partir das intervenções realizadas, adotando-se os testes t de studant e Wilcoxon, considerando um nível de significância de 0,05. Os resultados foram apresentados na forma de gráficos e tabelas, formatadas no programa Excel 2007.
RESULTADOS

Após o experimento evidenciou-se resultados estatisticamente com significância (p<0.05) na perimetria notificando a redução em médias de 4.6cm em cintura, 2.71cm em supra-umbilical e infra-umbilical com 5.87 cm, na analise da adipometria notifica-se diminuição significativa considerando p<0.01 em prega abdominal direita e esquerda, supra-iliaca direita, todas as pacientes apresentaram melhora da força muscular (p<0.05). Na foto documentação pode-se perceber mudanças facilmente evidenciadas na forma corporal, modelamento da cintura e as influências sobre a postura corporal e da musculatura abdominal.


CONCLUSÃO
A corrente russa propiciou resultados significativos e satisfatórios, no aumento do tônus muscular através do fortalecimento e redução de medidas abdominais, associadas ao nível de satisfação e na melhoria visual esteticamente, a partir dos efeitos advindos através da aplicação da corrente russa.
Conclui-se que, através deste tema que ainda é escasso em matéria de artigos que o abordem, houve a dificuldade em recrutar literaturas com a mesma abordagem, onde parte dos trabalhos encontrados compõe o acervo bibliográfico, tornando-os como referências para realização e aperfeiçoamento de estudos atuais que relatem os possíveis resultados, fazendo assim com que o tratamento dessa condição estética torne-se bem mais complexo, exigindo mais do paciente e do terapeuta. Portanto, verifica-se uma enorme necessidade de que vários novos estudos venham a ser realizados, para que então possa se obter uma conclusão mais efetiva e precisa dos resultados e dos efeitos proporcionados pela corrente russa sobre a lipodistrofia abdominal.

REFERÊNCIAS
ALON, G. Os Princípios da eletroestimulação elétrica. In: Nelson, R. M, HAYES, K. W; CURRIER, D. P. Eletroterapia
BORGES, F. S; Dermato-Funcional: Modalidades terapêuticas nas Disfunções estéticas. 1ª ed. São Paulo, Editora Phorte, 2006.
LOPES, A. Dicionário Ilustrado de Fisioterapia. São Paulo: Editora Guanabara Koogan, 2ª edição, 2008.

LOPES, S. C; BRONGHOLI, K. A utilização da corrente russa no tratamento da flacidez muscular abdominal, 2004.
LEITE, F. E. M. Documentação Fotográfica. In: Maio, M. Tratado de Medicina Estética. São Paulo: Roca, V.3, 2003.




Nenhum comentário:

Postar um comentário