segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A atuação da Fisioterapia em pacientes Mastectomizadas


Segundo tipo mais freqüente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61% e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
A mamografia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia é necessária a partir dos 40 anos, pela alta incidência, no Brasil, de tumores em estágio avançado por causa do diagnóstico tardio. A realização do exame na rede pública para mulheres com mais de 40 anos é um direito, garantido por lei federal (11.664/2008).
A Fisioterapia no pré-operatório é inerente para o acompanhamento geral das conseqüências provenientes da cirurgia, elaboração de um prognóstico de recuperação já no pós-operatório a mastectomia,torna-se indispensável para  a reabilitação da paciente, paralelo ao tratamento médico. Deve-se ressaltar que devido à patologia e cirurgia a paciente estará psicologicamente alterada, então o posicionamento humanista do profissional da saúde é imprescindível para melhor reabilitação da paciente.
A mulher mastectomizada consegue através da Fisioterapia a amplitude total e funcional dos movimentos do membro superior do lado da cirurgia, quanto mais cedo iniciar o tratamento melhor será o prognóstico da mesma, melhora da sensibilidade, prevenção de postura defeituosa, diminuição da sintomatologia dolorosa, prevenção do linfedema, profilaxia das complicações pulmonares e apoio psicológico.
Alguns dos objetivos da Fisioterapia em Mastectomizadas incluem: Diminuir algias, prevenir ou reduzir as possíveis complicações respiratórias, circulatórias, osteomioarticulares, evitar aderências e cicatrizes, manter a Amplitude de Movimento (ADM), a Força muscular, Prevenir o linfedema, promover a Reeducação postural, o relaxamento; Alongamento; Incentivar a auto-estima resultado na melhora da qualidade de vida da paciente.
  • Condutas que poderão ser utilizadas: Reeducação respiratória - Padrões ventilatórios: Inspiração profunda, Inspiração em dois tempos, Inspiração em três tempos e Soluço inspiratório;
  • Uso da eletroterapia através do TENS para alívio da dor;assim também como a Crioterapia relaxante para membro superior tem como efeito principal à diminuição da dor, conseguindo até mesmo abolir a administração de analgésicos na fase pós-operatória imediata.
  • Drenagem postural para linfedema, além de massoterapia e Compressão pneumática;
  • Mobilização ativa e ativa resistida dos membros superiores, para manutenção das ADMs e ganho de Força muscular;
  • Trabalhar a deambulação precoce;
Após a alta o atendimento passa a ser ambulatorial e o protocolo é diferenciado, onde regularmente elas são reavaliadas. O tratamento fisioterápico deverá ter a sua continuidade, após a alta hospitalar.
 REFERÊNCIAS 
CAMARGO, M.; MARX, A. In: Reabilitação física no câncer de mama. São Paulo: Editora Roca. 2000.
 INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCa/MS) – Disponível em: (http://www.inca.org.br).
KISNER C.; COLBY L.A.. Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e Técnicas. 3 ed. São Paulo: Manole, 1998.
NATIONAL BREAST CANCER CENTRE (NBCC). Disponível em: http://www.nbcc.org.au .
NATIONAL CANCER INSTITUTE (NCI) - Disponível em: http://www.cancernet.nci.nih.gov .

SERRAVALLE, Nelma. Fisioterapia em Mastectomizadas. Fisio&Terapia, nº 18, p.20-21. Disponível em http://www.ufpe.br/fisioterapia/mastec.html .

XHARDEZ Y., et all.. Manual de Cinesioterapia; Técnicas, Patologias, Indicações, Tratamento. Rio de Janeiro: Atheneu.
http://www.proffabioborges.com.br/artigos-cientificos/
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama




Um comentário:

  1. Parabéns pelo tema abordado, interessante
    tua iniciativa é louvável visto que muitos ainda não conhecem a Fisioterapia, é um blog essencial, tanto à profissionais da saúde como até mesmo acadêmicos.

    ótimo

    Dr. Luiz Arraes

    ResponderExcluir